PARTICIPAÇÃO DO SEEB JACOBINA E REGIÃO NA 26ª CONFERÊNCIA BAHIA E SERGIPE
Featured

PARTICIPAÇÃO DO SEEB JACOBINA E REGIÃO NA 26ª CONFERÊNCIA BAHIA E SERGIPE

Entre os dias 18 e 19 de maio, a comitiva do Sindicato dos Bancários de Jacobina e Região participou da 26 Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe, promovida pela Federação dos Bancário – FEEB, em Salvador. O evento contou com a participação de cerca de 400 trabalhadores inscritos de todas as bases sindicais dos dois estados. 
Contou ainda com a ilustre participação dos palestrantes José Reinaldo de Carvalho (jornalista e editor internacional do site Brasil 247 e presidente do Cebrapaz), Ana Georgina Dias (supervisora técnica do Dieese Bahia), Viviam Machado (economista do Dieese São Paulo), André Guerra (Doutor em psicologia social e professor universitário no Rio Grande do Sul) e Vinicius Lins (Assessor Econômico do Sindicato dos Bancários da Bahia). 
Entre os temas debatidos, destacamos: conjuntura nacional e internacional; balanço dos bancos e reestruturação; novas tecnologias e impactos no mundo do trabalho; e os mecanismos de captura da subjetividade através de instrumentos de avaliação de desempenho dos bancários.
Ainda, tivemos os encontros específicos por bancos, na tentativa de compreender as dinâmicas e necessidades de cada instituição econômica, bem como dos dilemas vividos pelos seus trabalhadores. 
Por fim, debatemos a Campanha Nacional dos Bancários culminando com a votação das propostas para a pauta de reivindicações levadas para a 16ª Conferência Nacional a ser realizada entre os dias 07 e 09 de junho, em São Paulo. 
Entre as principais reivindicações estão reajuste que cubra a inflação medida pelo INPC mais 5% de aumento real nos salários e todas as demais verbas econômicas, como PLR, vales alimentação e refeição e auxílios. Os bancários querem também menos metas, mais saúde, fim do assédio moral, redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.
Os participantes manifestaram ainda apoio à reforma tributária, para tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR; ao fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva e à nova legislação sindical, fortalecimento dos comitês de luta; debater a importância das eleições 2024 para a classe trabalhadora; além de comunicação e formação da classe trabalhadora na defesa da democracia. Os bancários da Bahia e Sergipe vão defender também a manutenção do plano de saúde para os trabalhadores dos bancos privados após a aposentadoria.
A plenária elegeu os 31 delegados e das delegadas que representarão a Bahia e Sergipe na respectiva Conferência Nacional.

 

Related Articles

Diretoria

Estatuto