Os resultados da Consulta Nacional dos Bancários divulgados durante a 25ª Conferência dos Bancários, no último domingo (6/8), mostram como a covid -19 impactou a categoria, mostrando que muitos trabalhadores ainda sofrem com sequelas da doença, mesmo após o fim da pandemia.
Entre os 19.967 trabalhadores que participaram do levantamento, 76% foram infectados pelo coronavírus e apenas 24% não contraíram o vírus. Destes, 30% se curaram totalmente, enquanto 46% ficaram com alguma sequela da doença, mesmo após o fim da contaminação.
Entre os que apresentam sequelas, as principais são: perda de memória (26%); cansaço (22%); dificuldade de atenção (19%); perda de cabelo (14%); fraqueza muscular (11%) e dor de cabeça (10%). Tosse seca, falta de ar, perda do olfato e do paladar são outras sequelas relatadas.
Os dados são importantes para que o movimento sindical possa negociar com os bancos formas de garantir o tratamento adequado a estes bancários, com condições adequadas de trabalho e manutenção do emprego.
FEEB-BA/SE