É grande a expectativa para a rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, que acontece nesta terça-feira (13/8), em São Paulo. Este será o sétimo encontro da campanha salarial 2024 e os trabalhadores esperam que os bancos apresentem uma proposta concreta para a pauta de reivindicações da categoria.
Para ampliar a mobilização, os sindicatos realizaram um dia nacional de luta por proposta decente nesta segunda-feira (12) e vão realizar um tuitaço das 9h às 11h, com a hashtag #JuntosPorValorização. A participação de todos é muito importante para pressionar os bancos a apresentarem uma proposta.
Com data base em 14º de setembro, os bancários reivindicam garantia de emprego, igualdade de oportunidades para todos os trabalhadores, fim da pressão por metas e do assédio que tanto adoece a categoria. Reivindica também reajuste salarial que contemple a reposição da inflação pelo INPC-IBGE, acumulado no período compreendido entre setembro de 2023 e agosto de 2024, acrescido de aumento real de 5%. Este mesmo índice deve ser repassado à participação nos lucros e resultados (PLR) e as demais verbas econômicas da categoria.
Confira as principais reivindicações:
- Aumento real salarial, melhora na PLR, VA/VR e demais remunerações, como auxílio creche e babá;
- Saúde e condições de trabalho, com o foco no adoecimento da categoria;
- Combate ao assédio moral e sexual;
- Direito à desconexão;
- Direito às pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes;
- Igualdade de oportunidade e igualdade salarial, entre gênero e raça;
- Mais mulheres na TI;
- Olhar especial para as trabalhadoras e os trabalhadores transexuais, dada a vulnerabilidade social desse grupo, para que, além de terem acesso às vagas no setor, consigam permanecer e ascender na carreira.
FEEB-BA/SE