A negociação entre a Comissão Nacional dos Funcionários e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) continuam avançando. Na rodada desta quarta- feira (24/8), os trabalhadores conquistaram duas vitórias importantes: mais transparência ao Promova-se e a contagem de todas as verbas extras recebidas no ano no cálculo do 13º salário.
Sobre o Promova-se, sistema de concorrência para preenchimento de vagas interna, o BNB se comprometeu a dar mais transparência no portal, com a divulgação de todas as vagas disponíveis para a concorrência e a pontuação de todos os concorrentes de cada uma das vagas durante o pleito. O banco diminuiu também o prazo de liberação do antigo cargo ocupado pelo vencedor da concorrência de 180 dias para 90 dias.
Outro avanço importante é o uso de todas as verbas extras que foram recebidas pelos trabalhadores durante todo o ano para o cálculo do 13º salário. Muitos bancários passam o ano substituindo alguma função e quando chegava no mês de dezembro o impacto financeiro daquele ano todinho não entra no 13º. Agora isso vai mudar.
O BNB se comprometeu ainda a agendar uma reunião na próxima semana para negociar as mudanças no atendimento de dois grupos específicos do Banco do Nordeste, as microempresas (MPE) e os beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A CNFBNB continua de plantão em São Paulo, para as negociações nesta quinta-feira (25). O BNB aguarda o fechamento da proposta da Fenaban para apresentar na mesa específica com os funcionários.
Os bancários da Bahia e Sergipe estão sendo representados nas negociações pelo diretor da Federação Waldenir Brito.
Fonte: FEEB BA/SE