Bancários de todo o país aprovam e assinam nova CCT
Featured

Bancários de todo o país aprovam e assinam nova CCT

Fruto de duras negociações que duraram dois meses e meio, a nova Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) dos funcionários do Banco do Brasil e dos empregados da Caixa Econômica Federal foram assinados nesta sexta-feira (2), às 12h, em São Paulo. 
Com a assinatura da CCT e dos acordos, começa a valer o prazo para pagamento da primeira parcela da participação nos lucros e resultados (PLR), que é até 30 de setembro. O movimento sindical está cobrando e alguns bancos sinalizaram a antecipação do crédito. O Banco do Brasil, por exemplo, atendeu à solicitação e realizou o crédito da PLR nesta segunda-feira (5). Já a Caixa, se comprometeu a pagar a PLR na próxima sexta-feira (9/9).
Para 2022, traz reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022. A proposta também prevê reajuste de 13% para o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas. A nova CCT terá vigência até 31 de agosto de 2024.
O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, participou da solenidade, que coroou uma campanha vitoriosa para os trabalhadores. “O acordo que nós assinamos agora é superior ao de 2020, mas nós ainda temos muito que avançar. Embora não tenhamos conseguido zerar a inflação este ano, nós avançamos em vários outros pontos como a PLR, os vales alimentação e refeição, além da inclusão das cláusulas sobre teletrabalho e o assédio sexual. Esses são avanços importantes que temos que comemorar”, ressaltou.
O presidente da Feebbase falou ainda sobre o momento político difícil que o país atravessa. “Temos que fazer uma grande reflexão sobre o momento que estamos vivendo, de ataques à democracia e aos direitos. Em momentos como estes, os trabalhadores são os primeiros a perder direitos. Nós conseguimos manter os nossos, o que é uma grande conquista”, concluiu.
ACTs da Caixa e BB
O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados da Caixa foi aprovado nesta quinta-feira (1º) por 62,76% dos votantes das assembleias realizadas em todo país. O novo ACT dos empregados prevê a manutenção de todos os direitos e traz avanços importantes, como o acordo de teletrabalho e a criação do Grupo de Trabalho de condições de trabalho.
Ainda na quinta-feira (1º), os funcionários do Banco do Brasil aprovaram com 61,21% dos votos, o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Além de manter direitos, o novo ACT também obteve avanços à categoria, sendo a principal delas a revisão da tabela PIP, da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), que impactará em mais recursos à aposentadoria dos trabalhadores do BB. 
Novo ACT do BNB
O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos empregados do Banco do Nordeste do Brasil também foi aprovado nas assembleias dessta quinta-feira (1º). A assinatura do ACT está agendada para ocorrer no próximo dia 06 de setembro de 2022, terça-feira, a partir das 10h, na sede administrativa do banco, na Avenida Silas Munguba, 5700 – Passaré - Fortaleza/CE.
CONTRAF-CUT

 

Related Articles

Diretoria

Estatuto